SOBRE O AUTOR

Welington Domingos Alves possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás - UnU - Cora Coralina (2007). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (2014). Foi professor da educação básica nos estados de Goiás (2005-2008) e do Tocantins (2010 - 2018). Atuou como professor supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência junto a UFT com fomento da CAPES no período de 2014 a 2018. Atualmente é professor do Instituto Federal do Maranhão e mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Tocantins, Campus Palmas.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Números palíndromos

Dizemos então que um número palíndromo é número que não se altera quando os algarismos que o compõe são escritos na ordem inversa.
Ex: 92929;   93039;   45354.
Porém para se conseguir um número palíndromo é mais fácil do que se conseguir uma frase palíndromo.
Vamos imaginar um número composto por cinco algarismos, cuja representação deverá ser feita em sua forma algébrica, ou seja, x y z m w, escrevendo esse número em sua ordem inversa temos: w m z y x.
            Observe que: x = w; y = m e z não mudou de posição.

Então um número palíndromo de 5 algarismos é da forma: x y z y x.
Vejamos então:

 
Assim ficou fácil! Você pode imaginar um número palíndromo com quantos algarismos desejar, basta seguir um raciocínio análogo.

0 comentários:

Postar um comentário