SOBRE O AUTOR

Welington Domingos Alves possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás - UnU - Cora Coralina (2007). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (2014). Foi professor da educação básica nos estados de Goiás (2005-2008) e do Tocantins (2010 - 2018). Atuou como professor supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência junto a UFT com fomento da CAPES no período de 2014 a 2018. Atualmente é professor do Instituto Federal do Maranhão e mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Tocantins, Campus Palmas.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dia Nacional da Matemática

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, definiu o dia 6 de maio como sendo o “DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA”, pois nesse mesmo dia comemora-se o nascimento de Júlio César de Mello e Souza, o “MALBA TAHAN”.
As novas gerações talvez não saibam, mas por trás do autor Malba Tahan se esconde a identidade do professor brasileiro Júlio César de Mello e Souza (1895/1974).
Malba Tahan publicou mais de cem livros de Literatura Oriental, Didática e Matemática (sua obra mais conhecida é     “O homem que calculava”); ele era muito comunicativo e fez incontáveis palestras no Brasil e no exterior; ele também foi um ótimo professor de Matemática - lecionou no Colégio Pedro II, no Instituto de Educação; e foi inédito Catedrático de Matemática da Escola Nacional de Arquitetura, atual Faculdade de Arquitetura da UFRJ. Ele era um ser humano que se preocupava com as pessoas que eram de alguma forma discriminadas, por esse motivo envolveu-se pessoalmente na campanha contra a discriminação aos leprosos.
Neste dia, ou na primeira semana deste mês, em todos os estados brasileiros, a realização de eventos comemorativos, com o objetivo de difundir a Matemática como área do conhecimento, sua História, possíveis relações com as demais áreas, e de colocar em discussão algumas crenças sobre o ensino atual de Matemática é bastante comum em universidades e/ou escolas.

0 comentários:

Postar um comentário