SOBRE O AUTOR

Welington Domingos Alves possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás - UnU - Cora Coralina (2007). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (2014). Foi professor da educação básica nos estados de Goiás (2005-2008) e do Tocantins (2010 - 2018). Atuou como professor supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência junto a UFT com fomento da CAPES no período de 2014 a 2018. Atualmente é professor do Instituto Federal do Maranhão e mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Tocantins, Campus Palmas.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Quadrados mágicos

      Tomemos um quadrado e dividamo-lo em 4, 9, 16... quadrados iguais — os quais denominaremos casas.
         Em cada uma dessas casas, coloquemos um número inteiro. A figura obtida será um quadrado mágico quando a soma dos números que figuram numa coluna, numa linha ou sobre uma diagonal for sempre a mesma. Esse resultado invariável é denominado constante do quadrado, e o número de casas de uma linha
é o módulo do quadrado.
         Os números que ocupam as diferentes casas de um quadrado mágico devem ser todos diferentes.
        No original desenho de Acquarone figura um quadrado mágico de módulo 3 com a constante igual a 15.
         É obscura a origem dos quadrados mágicos. Acredita-se que a construção dessas figuras constituía já, em época remota, um passatempo que prendia a atenção de um grande número de curiosos.

Para saber mais leia o maravilhoso livro de Malba Tahan: Matamática Divertida e Curiosa da editra Record.

QUADRADO MÁGICO I (onde a soma é sempre 15)


QUADRADO MÁGICO II (onde a soma é sempre 34)



0 comentários:

Postar um comentário